sábado, 25 de agosto de 2007

Tam Voo 3054 - gravacao do dialogo dos pilotos

Henrique Stephanini Di Sacco,
co-piloto

Reportagem: João Cruzué

Os integrantes
da CPI do Apagão Aéreo da Câmara divulgaram nesta quarta-feira um trecho da transcrição do diálogo ocorrido entre o piloto e o co-piloto do vôo 3054 da TAM e a torre de controle do Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, no último dia 17, onde 199 pessoas morreram queimadas. Em conclusão preliminar, os deputados crêem que o dispositivo de reverso defeituoso pode ter sido a causa primária da tragédia da queda do Airbus A320.

Detalhe: O comandante Kleyber Lima, o piloto do Airbus, passou o comando do pouso para seu co-piloto - Henrique Stephanini Di Sacco. O titular estava na reserva.

Hot 1 - era o co-piloto Henrique Stephanini Di Sacco, 53 - no comando do pouso.
Hot 2 - o comandante Kleyber Lima, 54 - o piloto do avião

{Nota: Esta transcrição foi editada pela pessoa que vazou a informação.}

Início da transcrição.

(todos os horários são a hora local)

[início da gravação]

18:18:24 PA-1: [capitão faz um comunicado aos passageiros]

18:18:53 CAM-?: (som de um silvo)

18:20:25 CAM: (som do pedido da aeromoça para abertura da porta)

18:20:28 CAM-1: Tudo bem?

18:20:29 CAM-3: [ comissária diz que na cabine tudo está bem e então pergunta quando irão aterrissar]

18:20:33 CAM-1: Acabei de informar.

18:20:34 CAM-3: Eu não ouvi, desculpe, ela dizer.

18:20:37 CAM-1: Mas ela ouviu, Congonhas.

18:20:39 CAM-3: É Congonhas? Legal, então. Ela deve ter ouvido, obrigado.

18:43:04 HOT-1: Lembre-se, só temos um reverso.

18:43:06 HOT-2: Sim... só o esquerdo.

18:43:24 HOT-1: Rampa de pouso, LOC azul... LOC star (LOC star significa que um asterisco é exibido no FMA

--"flight mode annunciator", ou anunciador de modo de vôo, na sigla em inglês--, que significa a captura do sinal do

localizador, outro instrumento de navegação).

18:43:26 HOT-2: checado.

18:43:27 HOT-1: piloto automático um mais dois [significa que os dois pilotos automáticos estavam ligados]

18:43:29 HOT-1: flaps um.

18:43:30 HOT-2: velocidade conferida.

18:43:36 HOT-1: condição livre.

18:43:41 HOT-2: condição livre.

18:43:43 HOT-2: livre.

18:43:48 RDO-2: vou interceptar o localizador, TAM 3054

18:43:58 APP: TAM 3054, reduza velocidade para aproximação... e entre em contato com a torre na freqüência um

dois sete ponto um cinco, boa tarde.

18:44:00 RDO-2: um dois sete um cinco, câmbio.

18:44:01 HOT-1: boa tarde.

18:44:06 HOT-1: flaps dois.

18:44:08 CAM-2: velocidade checada.

18:44:20 HOT-2: flaps em dois.

18:44:22 RDO-2: Torre de São Paulo, aqui é TAM três zero cinco quatro.

18:44:26 TWR: TAM três zero cinco quatro reduza a velocidade mínima para aproximação. O vento é norte com

zero seis [nós]. Eu vou reportar quando o três cinco à esquerda estiver ok. [se refere à pista principal deCongonhas, a 35]

18:44:33 RDO-2: Boa noite, reduzindo ao mínimo possível [velocidade].

18:44:36 HOT-1: trem de pouso abaixado.

18:44:37 HOT-2: trem de pouso abaixado.

18:44:53 HOT-1: flaps três.

18:44:55 HOT-2: velocidade checada.

18:44:57 HOT-2: flaps três.

18:45:03 HOT-1: flap aberto.

18:45:05 CAM-2: velocidade checada, flaps abertos.

18:45:10 HOT-1: aguarde check list final.

18:45:12 HOT-2: aguardando.

18:45:12 CAM-1: glide star set perdeu a altitude de aproximação.

18:45:15 CAM-2: ALT **.

18:45:21 CAM-2: seis mil pés.

18:45:44 CAM: [som de limpadores de pára-brisa funcionando].

18:45:52 CH2: [som do sinalizador de marcador externo ouvido no canal 2].

18:46:03 HOT-1: lista de checagem final.

18:46:04 HOT-2: lista de checagem final, passando DIADEMA [nome do sinalizador de marcação externa].

18:46:10 PA-2: equipe da cabine, liberado para o pouso [preparando para pousar].

18:46:14 CAM-2: equipe da cabine.

18:46:15 CAM-1: informado.

18:46:16 CAM-2: auto-propulsão

18:46:17 CAM-1: velocidade.

18:46:20 CAM-2: **.

18:46:21 CAM-1: pousando sem problemas.

18:46:22 CAM-1: ECAM MEMO (Monitor de Centralização Eletrônica da Aeronave - checa condição da memória).

18:46:23 HOT-1: pouso sem azul.

18:46:24 HOT-2: pouso sem azul.

18:46:26 HOT-1: ok?

18:46:26 HOT-2: ok... o quê?

18:46:28 HOT-2: ok.

18:46:30 HOT-?: *.

18:46:30 HOT-2: check list final completo.

18:46:33 CAM-1: pista à vista, pousando.

18:46:41 CAM-1: pergunte a ela [a torre] as condições da chuva, as condições da pista e se a pista está escorregadia.

18:46:57 RDO-2: TAM em aproximação final, duas milhas (cerca de 3,2 quilômetros) distante. Pode confirmar as condições?

18:47:01 TWR: está molhada e escorregadia. Reportarei três cinco à esquerda livre, 3054.

18:47:06 RDO-2: já estamos na final.

18:47:07 TWR: a aeronave está iniciando a decolagem [provavelmente se refere a outra aeronave que está partindo, indicando que a pista ficará livre].

18:47:10 HOT-1: molhada e escorregadia!

18:47:22 HOT-2: o avião está iniciando a decolagem [se refere a ourto avião].

18:47:34 TWR: TAM 3054, três cinco à esquerda, livre para pousar; a pista está molhada, e escorregadia, e o vento é três três zero em oito. nós.

18:47:40 HOT-2: três três zero em oito, é o vento.

18:47:42 HOT-1: checado.

18:47:43 TWR: três zero cinco quatro?

18:47:45 RDO-2: três zero cinco quatro, entendido.

18:47:46 FWC: quatrocentos.

18:47:49 HOT-1: o pouso está liberado?

18:47:50 HOT-2: liberado para pouso.

18:47:52 HOT-1: verde para pouso, vôo manual.

18:47:53 CAM: [som de desconexão do piloto automático]

18:47:54 HOT-2: checado.

18:47:54 HOT-1: modere o sobrevôo [alerta do GPWS] para mim, por favor.

18:47:55 CAM: [som de três cliques, mudando o modo de aproximação de CAT 2 ou CAT 3 para CAT 1 (aproximação por vôo manual)].

18:47:56 HOT-2: o quê?

18:47:58 FWC: trezentos.

18:47:59 HOT-1: modere o glide pra mim.

18:48:00 HOT-2: ok.

18:48:03 HOT-2: modere.

18:48:03 HOT-2: meio.

18:48:11 FWC: duzentos.

18:48:14 HOT-2: um ponto agora. okay.

18:48:21 HOT-1: vinte.

18:48:21 FWC: retard.

18:48:23 FWC: retard.

18:48:24 CAM: [som do movimento do manete de impulso].

18:48:24 CAM: [som do barulho da turbina aumentando].

18:48:25 GPWS: retard.

18:48:26 CAM: [som semelhante ao toque no solo].

18:48:26 HOT-2: reverso número um apenas.

18:48:29 HOT-2: nada dos spoilers!

18:48:30 HOT-1: aaiii! [suspiro]

18:48:33 HOT-1: olha isso!!!

18:48:34 HOT-2: desacelera! desacelera!

18:48:40 HOT-1: não dá, não dá.

18:48:40 HOT-1: ai, meu Deus... ai, meu Deus!

18:48:42 HOT-2: vai vai vai, vira vira vira vira.

18:48:44 HOT-2: vira vira para... não, vira vira.

18:48:45 CAM: [sons de batidas]

18:48:49 CAM: (oh não) [voz de homem]

18:48:50 CAM: [pausa nos sons de batidas]

18:48:50 CAM-?: [som de um grito, voz de mulher]

18:48:51 CAM: [som de batidas].

(fim da gravação)

199 pessoas mortas

Legenda:

CAM: voz ou fonte sonora no microfone na área da cabine

HOT: voz ou fonte sonora no painel de áudio da equipe da cabine

PA: voz ou fonte sonora no sistema de comunicação da cabine com os passageiros

FWC: aviso automatizado do sistema de alerta computadorizado do avião

RDO: transmissões de rádio do vôo 3054 da TAM

APP: transmissões de rádio do controle de aproximação

TWR: transmissões de rádio da torre de controle de Congonhas

Fonte: Folha de São Paulo

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Um comentário:

Unknown disse...

Os nossos queridos pilotos, vítimas da situação de desequilíbrio pela qual nosso país atravessa, merecem ser protegidos das vibrações de ódio a eles injustamente dirigidas através de pensamentos guiados por notícias sem fundamento.Na pista do aeroporto, governantes, empresários,e empreiteiros, políticos e técnicos criaram condições para que o avião deslizasse até a explosão trágica.