Reportagem: João Cruzué
Os integrantes da CPI do Apagão Aéreo da Câmara divulgaram nesta quarta-feira um trecho da transcrição do diálogo ocorrido entre o piloto e o co-piloto do vôo 3054 da TAM e a torre de controle do Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, no último dia 17, onde 199 pessoas morreram queimadas. Em conclusão preliminar, os deputados crêem que o dispositivo de reverso defeituoso pode ter sido a causa primária da tragédia da queda do Airbus A320.
Detalhe: O comandante Kleyber Lima, o piloto do Airbus, passou o comando do pouso para seu co-piloto - Henrique Stephanini Di Sacco. O titular estava na reserva.
Hot 1 - era o co-piloto Henrique Stephanini Di Sacco, 53 - no comando do pouso.
Hot 2 - o comandante Kleyber Lima, 54 - o piloto do avião
{Nota: Esta transcrição foi editada pela pessoa que vazou a informação.}
Início da transcrição.
(todos os horários são a hora local)
[início da gravação]
18:18:24 PA-1: [capitão faz um comunicado aos passageiros]
18:18:53 CAM-?: (som de um silvo)
18:20:25 CAM: (som do pedido da aeromoça para abertura da porta)
18:20:28 CAM-1: Tudo bem?
18:20:29 CAM-3: [ comissária diz que na cabine tudo está bem e então pergunta quando irão aterrissar]
18:20:33 CAM-1: Acabei de informar.
18:20:34 CAM-3: Eu não ouvi, desculpe, ela dizer.
18:20:37 CAM-1: Mas ela ouviu, Congonhas.
18:20:39 CAM-3: É Congonhas? Legal, então. Ela deve ter ouvido, obrigado.
18:43:04 HOT-1: Lembre-se, só temos um reverso.
18:43:06 HOT-2: Sim... só o esquerdo.
18:43:24 HOT-1: Rampa de pouso, LOC azul... LOC star (LOC star significa que um asterisco é exibido no FMA
--"flight mode annunciator", ou anunciador de modo de vôo, na sigla em inglês--, que significa a captura do sinal do
localizador, outro instrumento de navegação).
18:43:26 HOT-2: checado.
18:43:27 HOT-1: piloto automático um mais dois [significa que os dois pilotos automáticos estavam ligados]
18:43:29 HOT-1: flaps um.
18:43:30 HOT-2: velocidade conferida.
18:43:36 HOT-1: condição livre.
18:43:41 HOT-2: condição livre.
18:43:43 HOT-2: livre.
18:43:48 RDO-2: vou interceptar o localizador, TAM 3054
18:43:58 APP: TAM 3054, reduza velocidade para aproximação... e entre em contato com a torre na freqüência um
dois sete ponto um cinco, boa tarde.
18:44:00 RDO-2: um dois sete um cinco, câmbio.
18:44:01 HOT-1: boa tarde.
18:44:06 HOT-1: flaps dois.
18:44:08 CAM-2: velocidade checada.
18:44:20 HOT-2: flaps em dois.
18:44:22 RDO-2: Torre de São Paulo, aqui é TAM três zero cinco quatro.
18:44:26 TWR: TAM três zero cinco quatro reduza a velocidade mínima para aproximação. O vento é norte com
zero seis [nós]. Eu vou reportar quando o três cinco à esquerda estiver ok. [se refere à pista principal deCongonhas, a 35]
18:44:33 RDO-2: Boa noite, reduzindo ao mínimo possível [velocidade].
18:44:36 HOT-1: trem de pouso abaixado.
18:44:37 HOT-2: trem de pouso abaixado.
18:44:53 HOT-1: flaps três.
18:44:55 HOT-2: velocidade checada.
18:44:57 HOT-2: flaps três.
18:45:03 HOT-1: flap aberto.
18:45:05 CAM-2: velocidade checada, flaps abertos.
18:45:10 HOT-1: aguarde check list final.
18:45:12 HOT-2: aguardando.
18:45:12 CAM-1: glide star set perdeu a altitude de aproximação.
18:45:15 CAM-2: ALT **.
18:45:21 CAM-2: seis mil pés.
18:45:44 CAM: [som de limpadores de pára-brisa funcionando].
18:45:52 CH2: [som do sinalizador de marcador externo ouvido no canal 2].
18:46:03 HOT-1: lista de checagem final.
18:46:04 HOT-2: lista de checagem final, passando DIADEMA [nome do sinalizador de marcação externa].
18:46:10 PA-2: equipe da cabine, liberado para o pouso [preparando para pousar].
18:46:14 CAM-2: equipe da cabine.
18:46:15 CAM-1: informado.
18:46:16 CAM-2: auto-propulsão
18:46:17 CAM-1: velocidade.
18:46:20 CAM-2: **.
18:46:21 CAM-1: pousando sem problemas.
18:46:22 CAM-1: ECAM MEMO (Monitor de Centralização Eletrônica da Aeronave - checa condição da memória).
18:46:23 HOT-1: pouso sem azul.
18:46:24 HOT-2: pouso sem azul.
18:46:26 HOT-1: ok?
18:46:26 HOT-2: ok... o quê?
18:46:28 HOT-2: ok.
18:46:30 HOT-?: *.
18:46:30 HOT-2: check list final completo.
18:46:33 CAM-1: pista à vista, pousando.
18:46:41 CAM-1: pergunte a ela [a torre] as condições da chuva, as condições da pista e se a pista está escorregadia.
18:46:57 RDO-2: TAM em aproximação final, duas milhas (cerca de 3,2 quilômetros) distante. Pode confirmar as condições?
18:47:01 TWR: está molhada e escorregadia. Reportarei três cinco à esquerda livre, 3054.
18:47:06 RDO-2: já estamos na final.
18:47:07 TWR: a aeronave está iniciando a decolagem [provavelmente se refere a outra aeronave que está partindo, indicando que a pista ficará livre].
18:47:10 HOT-1: molhada e escorregadia!
18:47:22 HOT-2: o avião está iniciando a decolagem [se refere a ourto avião].
18:47:34 TWR: TAM 3054, três cinco à esquerda, livre para pousar; a pista está molhada, e escorregadia, e o vento é três três zero em oito. nós.
18:47:40 HOT-2: três três zero em oito, é o vento.
18:47:42 HOT-1: checado.
18:47:43 TWR: três zero cinco quatro?
18:47:45 RDO-2: três zero cinco quatro, entendido.
18:47:46 FWC: quatrocentos.
18:47:49 HOT-1: o pouso está liberado?
18:47:50 HOT-2: liberado para pouso.
18:47:52 HOT-1: verde para pouso, vôo manual.
18:47:53 CAM: [som de desconexão do piloto automático]
18:47:54 HOT-2: checado.
18:47:54 HOT-1: modere o sobrevôo [alerta do GPWS] para mim, por favor.
18:47:55 CAM: [som de três cliques, mudando o modo de aproximação de CAT 2 ou CAT 3 para CAT 1 (aproximação por vôo manual)].
18:47:56 HOT-2: o quê?
18:47:58 FWC: trezentos.
18:47:59 HOT-1: modere o glide pra mim.
18:48:00 HOT-2: ok.
18:48:03 HOT-2: modere.
18:48:03 HOT-2: meio.
18:48:11 FWC: duzentos.
18:48:14 HOT-2: um ponto agora. okay.
18:48:21 HOT-1: vinte.
18:48:21 FWC: retard.
18:48:23 FWC: retard.
18:48:24 CAM: [som do movimento do manete de impulso].
18:48:24 CAM: [som do barulho da turbina aumentando].
18:48:25 GPWS: retard.
18:48:26 CAM: [som semelhante ao toque no solo].
18:48:26 HOT-2: reverso número um apenas.
18:48:29 HOT-2: nada dos spoilers!
18:48:30 HOT-1: aaiii! [suspiro]
18:48:33 HOT-1: olha isso!!!
18:48:34 HOT-2: desacelera! desacelera!
18:48:40 HOT-1: não dá, não dá.
18:48:40 HOT-1: ai, meu Deus... ai, meu Deus!
18:48:42 HOT-2: vai vai vai, vira vira vira vira.
18:48:44 HOT-2: vira vira para... não, vira vira.
18:48:45 CAM: [sons de batidas]
18:48:49 CAM: (oh não) [voz de homem]
18:48:50 CAM: [pausa nos sons de batidas]
18:48:50 CAM-?: [som de um grito, voz de mulher]
18:48:51 CAM: [som de batidas].
(fim da gravação)
199 pessoas mortas
Legenda:
CAM: voz ou fonte sonora no microfone na área da cabine
HOT: voz ou fonte sonora no painel de áudio da equipe da cabine
PA: voz ou fonte sonora no sistema de comunicação da cabine com os passageiros
FWC: aviso automatizado do sistema de alerta computadorizado do avião
RDO: transmissões de rádio do vôo 3054 da TAM
APP: transmissões de rádio do controle de aproximação
TWR: transmissões de rádio da torre de controle de Congonhas
Fonte: Folha de São Paulo
Os integrantes da CPI do Apagão Aéreo da Câmara divulgaram nesta quarta-feira um trecho da transcrição do diálogo ocorrido entre o piloto e o co-piloto do vôo 3054 da TAM e a torre de controle do Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, no último dia 17, onde 199 pessoas morreram queimadas. Em conclusão preliminar, os deputados crêem que o dispositivo de reverso defeituoso pode ter sido a causa primária da tragédia da queda do Airbus A320.
Detalhe: O comandante Kleyber Lima, o piloto do Airbus, passou o comando do pouso para seu co-piloto - Henrique Stephanini Di Sacco. O titular estava na reserva.
Hot 1 - era o co-piloto Henrique Stephanini Di Sacco, 53 - no comando do pouso.
Hot 2 - o comandante Kleyber Lima, 54 - o piloto do avião
{Nota: Esta transcrição foi editada pela pessoa que vazou a informação.}
Início da transcrição.
(todos os horários são a hora local)
[início da gravação]
18:18:24 PA-1: [capitão faz um comunicado aos passageiros]
18:18:53 CAM-?: (som de um silvo)
18:20:25 CAM: (som do pedido da aeromoça para abertura da porta)
18:20:28 CAM-1: Tudo bem?
18:20:29 CAM-3: [ comissária diz que na cabine tudo está bem e então pergunta quando irão aterrissar]
18:20:33 CAM-1: Acabei de informar.
18:20:34 CAM-3: Eu não ouvi, desculpe, ela dizer.
18:20:37 CAM-1: Mas ela ouviu, Congonhas.
18:20:39 CAM-3: É Congonhas? Legal, então. Ela deve ter ouvido, obrigado.
18:43:04 HOT-1: Lembre-se, só temos um reverso.
18:43:06 HOT-2: Sim... só o esquerdo.
18:43:24 HOT-1: Rampa de pouso, LOC azul... LOC star (LOC star significa que um asterisco é exibido no FMA
--"flight mode annunciator", ou anunciador de modo de vôo, na sigla em inglês--, que significa a captura do sinal do
localizador, outro instrumento de navegação).
18:43:26 HOT-2: checado.
18:43:27 HOT-1: piloto automático um mais dois [significa que os dois pilotos automáticos estavam ligados]
18:43:29 HOT-1: flaps um.
18:43:30 HOT-2: velocidade conferida.
18:43:36 HOT-1: condição livre.
18:43:41 HOT-2: condição livre.
18:43:43 HOT-2: livre.
18:43:48 RDO-2: vou interceptar o localizador, TAM 3054
18:43:58 APP: TAM 3054, reduza velocidade para aproximação... e entre em contato com a torre na freqüência um
dois sete ponto um cinco, boa tarde.
18:44:00 RDO-2: um dois sete um cinco, câmbio.
18:44:01 HOT-1: boa tarde.
18:44:06 HOT-1: flaps dois.
18:44:08 CAM-2: velocidade checada.
18:44:20 HOT-2: flaps em dois.
18:44:22 RDO-2: Torre de São Paulo, aqui é TAM três zero cinco quatro.
18:44:26 TWR: TAM três zero cinco quatro reduza a velocidade mínima para aproximação. O vento é norte com
zero seis [nós]. Eu vou reportar quando o três cinco à esquerda estiver ok. [se refere à pista principal deCongonhas, a 35]
18:44:33 RDO-2: Boa noite, reduzindo ao mínimo possível [velocidade].
18:44:36 HOT-1: trem de pouso abaixado.
18:44:37 HOT-2: trem de pouso abaixado.
18:44:53 HOT-1: flaps três.
18:44:55 HOT-2: velocidade checada.
18:44:57 HOT-2: flaps três.
18:45:03 HOT-1: flap aberto.
18:45:05 CAM-2: velocidade checada, flaps abertos.
18:45:10 HOT-1: aguarde check list final.
18:45:12 HOT-2: aguardando.
18:45:12 CAM-1: glide star set perdeu a altitude de aproximação.
18:45:15 CAM-2: ALT **.
18:45:21 CAM-2: seis mil pés.
18:45:44 CAM: [som de limpadores de pára-brisa funcionando].
18:45:52 CH2: [som do sinalizador de marcador externo ouvido no canal 2].
18:46:03 HOT-1: lista de checagem final.
18:46:04 HOT-2: lista de checagem final, passando DIADEMA [nome do sinalizador de marcação externa].
18:46:10 PA-2: equipe da cabine, liberado para o pouso [preparando para pousar].
18:46:14 CAM-2: equipe da cabine.
18:46:15 CAM-1: informado.
18:46:16 CAM-2: auto-propulsão
18:46:17 CAM-1: velocidade.
18:46:20 CAM-2: **.
18:46:21 CAM-1: pousando sem problemas.
18:46:22 CAM-1: ECAM MEMO (Monitor de Centralização Eletrônica da Aeronave - checa condição da memória).
18:46:23 HOT-1: pouso sem azul.
18:46:24 HOT-2: pouso sem azul.
18:46:26 HOT-1: ok?
18:46:26 HOT-2: ok... o quê?
18:46:28 HOT-2: ok.
18:46:30 HOT-?: *.
18:46:30 HOT-2: check list final completo.
18:46:33 CAM-1: pista à vista, pousando.
18:46:41 CAM-1: pergunte a ela [a torre] as condições da chuva, as condições da pista e se a pista está escorregadia.
18:46:57 RDO-2: TAM em aproximação final, duas milhas (cerca de 3,2 quilômetros) distante. Pode confirmar as condições?
18:47:01 TWR: está molhada e escorregadia. Reportarei três cinco à esquerda livre, 3054.
18:47:06 RDO-2: já estamos na final.
18:47:07 TWR: a aeronave está iniciando a decolagem [provavelmente se refere a outra aeronave que está partindo, indicando que a pista ficará livre].
18:47:10 HOT-1: molhada e escorregadia!
18:47:22 HOT-2: o avião está iniciando a decolagem [se refere a ourto avião].
18:47:34 TWR: TAM 3054, três cinco à esquerda, livre para pousar; a pista está molhada, e escorregadia, e o vento é três três zero em oito. nós.
18:47:40 HOT-2: três três zero em oito, é o vento.
18:47:42 HOT-1: checado.
18:47:43 TWR: três zero cinco quatro?
18:47:45 RDO-2: três zero cinco quatro, entendido.
18:47:46 FWC: quatrocentos.
18:47:49 HOT-1: o pouso está liberado?
18:47:50 HOT-2: liberado para pouso.
18:47:52 HOT-1: verde para pouso, vôo manual.
18:47:53 CAM: [som de desconexão do piloto automático]
18:47:54 HOT-2: checado.
18:47:54 HOT-1: modere o sobrevôo [alerta do GPWS] para mim, por favor.
18:47:55 CAM: [som de três cliques, mudando o modo de aproximação de CAT 2 ou CAT 3 para CAT 1 (aproximação por vôo manual)].
18:47:56 HOT-2: o quê?
18:47:58 FWC: trezentos.
18:47:59 HOT-1: modere o glide pra mim.
18:48:00 HOT-2: ok.
18:48:03 HOT-2: modere.
18:48:03 HOT-2: meio.
18:48:11 FWC: duzentos.
18:48:14 HOT-2: um ponto agora. okay.
18:48:21 HOT-1: vinte.
18:48:21 FWC: retard.
18:48:23 FWC: retard.
18:48:24 CAM: [som do movimento do manete de impulso].
18:48:24 CAM: [som do barulho da turbina aumentando].
18:48:25 GPWS: retard.
18:48:26 CAM: [som semelhante ao toque no solo].
18:48:26 HOT-2: reverso número um apenas.
18:48:29 HOT-2: nada dos spoilers!
18:48:30 HOT-1: aaiii! [suspiro]
18:48:33 HOT-1: olha isso!!!
18:48:34 HOT-2: desacelera! desacelera!
18:48:40 HOT-1: não dá, não dá.
18:48:40 HOT-1: ai, meu Deus... ai, meu Deus!
18:48:42 HOT-2: vai vai vai, vira vira vira vira.
18:48:44 HOT-2: vira vira para... não, vira vira.
18:48:45 CAM: [sons de batidas]
18:48:49 CAM: (oh não) [voz de homem]
18:48:50 CAM: [pausa nos sons de batidas]
18:48:50 CAM-?: [som de um grito, voz de mulher]
18:48:51 CAM: [som de batidas].
(fim da gravação)
199 pessoas mortas
Legenda:
CAM: voz ou fonte sonora no microfone na área da cabine
HOT: voz ou fonte sonora no painel de áudio da equipe da cabine
PA: voz ou fonte sonora no sistema de comunicação da cabine com os passageiros
FWC: aviso automatizado do sistema de alerta computadorizado do avião
RDO: transmissões de rádio do vôo 3054 da TAM
APP: transmissões de rádio do controle de aproximação
TWR: transmissões de rádio da torre de controle de Congonhas
Fonte: Folha de São Paulo
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Um comentário:
Os nossos queridos pilotos, vítimas da situação de desequilíbrio pela qual nosso país atravessa, merecem ser protegidos das vibrações de ódio a eles injustamente dirigidas através de pensamentos guiados por notícias sem fundamento.Na pista do aeroporto, governantes, empresários,e empreiteiros, políticos e técnicos criaram condições para que o avião deslizasse até a explosão trágica.
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