sexta-feira, 31 de agosto de 2007

A bomba de Hiroshima

"little boy"

Hoje, seis de agosto de 2007, completa 62 anos da bomba de Hiroshima. Ela foi lançada de um B-29, uma superfortaleza voadora, um avião batizado de "Enola Gay" pelo Coronel aviador Paul W. Tibbets, a mando do Presidente dos Estados Unidos da América, Harry S. Truman.Foi a primeira vez que se usava a arma mais mortal que já foi inventada contra seres humanos. Ela matou diretamente 60.000 civis japoneses.

Foi uma aviso tão devastador que trouxe fim à II Guerra Mundial. O arsenal atômico atual em poder quase uma dezena de nações é suficiente para destruir o mundo várias vezes. Só o lixo atômico guardado nos Estados Unidos é da ordem de 70 toneladas, sendo acrescido de duas toneladas e meia a cada ano. Este lixo é uma grande dor de cabeça para seus produtores(1). Há isótopos que levam mais de 10.000 anos para perder a capacidade de irradiação.

Em essência, o projeto da bomba Little boy ( rapazinho ) consistia de artefato que detonava duas massas de de Uranio-235, levadas juntas. Uma espoleta especial detonaria os 60kg de Uranio da bomba iniciando com isso uma reação em cadeia, criando assim uma masa supercrítica que iria crescendo até que a energia liberada se tornasse tão grande que a bomba simplesmente continuaria explodindo por si própria.

Comprimento: 3 metros
Diâmetro: ..... 71,1 centímetros
Peso:............ 4.400 kg
Potência:...... 15 kilotons.


Julius Robert Oppenheimer
o físico considerado como o "pai" da bomba atômica



foto da explosão da bomba atômica
em 06 de agosto de 1945 em Hiroshima no Japão.

resultado: 60 mil mortes!


1 - World Energy Council - nuclear waste
http://212.125.77.15/wec-geis/focus/nuclear/


.

Um comentário:

Anônimo disse...

Amado

Os teus escritos são de grande valia para meu viver.

Nunca desanime.

Cora Almeida