sábado, 25 de agosto de 2007

Cuba e os proximos cinco anos

Fidel Casto, 81

Agência EFE - Jbonline

HAVANA - Cuba está preparada para um processo de "transformações necessárias" com ou sem Fidel Castro, disse Mariela Castro, sobrinha do chefe da revolução e filha do presidente interino, Raúl Castro.

Mariela, uma psicóloga nascida na capital cubana em 1962, diretora do Centro Nacional de Educação Sexual e artífice da luta em defesa dos direitos dos homossexuais no país, defende a necessidade de promover o debate interno.

- Agora temos mais perto a preocupação que todos tínhamos de perder nosso líder - reconheceu Mariela Castro.

Segundo a psicóloga, os cubanos estão aprendendo a viver com um Fidel mais idoso. - Quando as pessoas envelhecem, têm que se deixar cuidar, que é o que Fidel nunca deixou. Fidel sempre se dedicou a cuidar de nós.

- Pela primeira vez, o povo está assimilando o processo de seu envelhecimento - disse.

- A revolução tem que continuar sem ele, quer com meu pai, quer com outros líderes que venham, com os que surgirão, porque às vezes os líderes aparecem quando você menos espera.

Mariela Castro garantiu que "há capacidade em Cuba para que não aconteça um caos", e que "a sociedade cubana está preparada para um processo de transformações necessárias para sustentar o processo revolucionário, com e sem Fidel".

Entre essas "transformações necessárias", ela inclui medidas econômicas, melhorias sociais e aperfeiçoamento dos mecanismos de governabilidade para torná-los "mais funcionais".

Fonte: Agência EFE - Jbonline


Comentários:
de João Cruzué para o Blog Olhar Cristão

Dia 13 de agosto de 2007, Fidel vai completar 81 anos. Ele está no poder desde desde 1959, há quase 50 anos. Cinqüenta é um número bíblico muito significativo. A julgar pela saúde de "el comandante", Cuba deve passar de verdade para o controle de seu irmão, cinco anos mais novo, Raul Castro. Se algum dia a revolução foi boa para Cuba, deixou-lo de sê-lo há um bom tempo. a Ilha tem ensino, esportes, educação, saúde - mas não tem dinheiro. Não se acha nem pasta de dente para comprar nas mercearias. Os atletas cubanos voltaram do "Pan" com as mochilas cheias de produtos de higiene e limpeza, comprados no comércio do Rio.

Nos próximos cinco anos, Fidel não deve estar mais no comando daquele país. A transição do poder pode não ser tão calma quanto Maristela Castro espera. Será uma rara oportunidade, depois de 48 anos, para que o povo cubano alcance a prosperidade que ainda não tem. O próximo governante - seja quem for - terá que proceder uma abertura.

Vai acontecer disputa pelo poder entre Raul Castro e algum lider militar cubano. Quanto tempo esta disputa levará, é o "xis" da questão. Cuba, sem dúvida, vai deixar de ser comunista.

Quanto ao lado religioso, assim que a transição se definir, o povo vai estar com uma sede espiritual tão grande, que buscará por qualquer coisa. Por isso, as lideranças evangélicas latino-americanas devem fazer planos, tirar da gaveta seus projetos de missões, porque a hora está chegando; o povo cubano merece ouvir coisas melhores que os discursos de dez horas de Fidel Castro.

Onde o Evangelho de Cristo é bem recebido, a prosperidade é uma conseqüência. Preparemo-nos, pois, para pregá-lo em breve na pátria cubana. Oremos por isso.

Maranata!

autor: João Cruzué


.

Nenhum comentário: