sábado, 25 de agosto de 2007

Prostituição infantil x superavit primario

prostituição infantil - vergonha nacional!

Por João Cruzué

Andei bisbilhotando as publicações de um relatório da Lei de Responsabilidade Fiscal, chamado "Balanço Orçamentário" que pertence ao grupo dos Relatórios Resumidos da Execução Orçamentária do Governo Federal e de cinco grandes estados brasileiros. Entendo disso, pois sou contador público. O foco de minha atenção ficou restrita ao pagamento de juros e encargos de dívidas do ano de 2006. Eis os dados:

PAGADOR

JUROS E ENCARGOS


Em Bilhões

GOVERNO FEDERAL

151,1

SÃO PAULO

5,3

RIO DE JANEIRO

2,1

MINAS GERAIS

1,9

OUTROS ESTADOS

6,6



SOMA

167.000.000.000,00


Alguns esclarecimentos: trata-se de despesas apenas com juros em 2006. Os dados dos quatro maiores pagadores são reais. Os 6,6 bilhões dos outros Estados da federação , foram estimados a partir de uma verificação dos juros liquidados em mais oito unidades. Todos eles foram retirados do Anexo I - do Relatório Resumido de Execução Orçamentária - da lei 101/2000 - também chamada de LRF - Lei de Responsabilidade Fiscal. O total de 167 bilhões de reais é perfeitamente confiável.

Cabe ainda mais uma referência: Superávit Primário. Considerando apenas o resultado do Governo Federal ( não estão inclusos os Estados) que foi de 104 bilhões de reais no período de julho/06 a junho/07 e comparando com a despesa de juros que ele teve em 2006 - 151 bilhões - dá para perceber, que toda economia que o governo fez, não foi suficiente para pagá-los. Por superávit primário entende-se basicamente aquilo que o governo arrecada ( excluindo as receitas de juros) menos a despesa que ele paga ( excluindo também as despesas de juros).

Resultado: é como enxugar gelo.

O que tem isso a ver com prostituição infantil?

Veja agora os detalhes do outro assunto que foi publicado na semana passada em toda imprensa brasileira.

"A Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Polícia Rodoviária apresentaram ontem um mapa que aponta a existência de um total de 1.819 locais vulneráveis para a prostituição infantil nas estradas federais brasileiras. O mapa foi descrito pela OIT como uma “importante ferramenta no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes”, que ajudará a polícia nos trabalhos de fiscalização e vigilância das estradas.

O guia para a localização dos pontos vulneráveis à exploração sexual infanto-juvenil ao longo das estradas federais brasileiras inclui os telefones em que podem ser denunciados os casos de prostituição infantil. O guia, com mapas detalhados de todos os estados brasileiros, denuncia não apenas os nomes dos locais onde crianças e adolescentes podem ser submetidos à prostituição, mas também sua localização, em 60 estradas administradas pelo governo federal.

Os mapas não incluem os possíveis pontos de prostituição infantil em estradas regionais ou pequenos caminhos adjacentes. Os locais foram identificados por policiais que realizam trabalhos de fiscalização nas estradas federais do país.
Entre os pontos denunciados, figuram estacionamentos de caminhões, balneários, locais comerciais, restaurantes, hotéis, oficinas, clubes, postos de abastecimento, praças, casas particulares, viadutos e casas de festa.

Segundo o guia, o estado de Minas Gerais foi o que mais apresentou pontos vulneráveis, com 290, ao tempo que Sergipe apresentou apenas dois. No estado do Amapá, não foi identificado nenhum local. Apesar de o governo não possuir números precisos, ONGs calculam que cerca de cem mil crianças sofrem violência sexual ou se prostituem nas ruas no Brasil.

Segundo um estudo divulgado no ano passado pela Universidade de Brasília, em pelo menos 927 dos 5.561 municípios do Brasil foram registrados casos de prostituição infantil entre 2002 e 2004. O mesmo relatório identificou 240 rotas diferentes usadas para o tráfico nacional e internacional de menores de idade destinados à exploração sexual."

Fonte: http://www.correiodabahia.com.br/poder/noticia.asp?codigo=134465

E agora nosso comentário:

A maioria dessas crianças estão se prostituindo porque o Brasil é a vaca "leiteira" mais mansa do mundo. Em lugar do leite ela dá juros. Nela estão pendurados todos os banqueiros brasileiros e os grandes bancos do internacionais.

Primeiro, toda a economia dos 104 bilhões de reais, do famigerado superávit primário, foi feita às custas de dezenas de impostos que sufocam todas as famílias brasileiras. Esse dinheiro, em lugar de ser aplicado em educação, saúde, meios de transportes, ferrovias, saneamento básico, aposentadorias - está indo para pagamento de juros de dívidas. Como ele - ainda - não é suficiente, toma-se mais dinheiro emprestado. Isto está produzindo uma miséria, que se acumula a cada dia. Se o governo não não gasta, não surgem os empregos necessários para a juventude que chega ao mercado de trabalho. Uma pessoa desempregada, e eu já passei onze anos por isso, não tem dignidade nem em casa, nem na sociedade. E os "vales-qualquer-coisa" que aparecem são esmolas que humilham ainda mais.

Sabe porque as autoridades brasileiras fazem vistas grossas para a prostituição infantil? Porque esta desgraça vem da miséria, que o governo está produzindo quando paga para banqueiros a maior taxa de juros reais do mundo. Não sou marxista, detesto o comunismo, mas como cristão condeno veementemente essas políticas geradoras de miséria!

Tive a infelicidade de ler esta semana o seguinte comentário do presidente do Bradesco; ele disse mais o menos isso: " O Banco Central deveria, por motivo de prudência, deixar a taxa de juros Selic do jeito que está ( sem baixar a taxa anual de juros ) por causa da crise americana. Patifaria.

Mas irmão João Cruzué, o que o Blog Olhar Cristão tem a ver com assuntos econômicos? Digo Deus há de cobrar bem caro a maldade que o governo brasileiro está fazendo, ao sustentar banqueiros sanguessugas com os maiores juros do mundo enquanto atira à própria sorte meninas, de oito anos em diante, na prostituição, por causa da fome. Há crianças se prostituindo por cinqüenta centavos por causa da fome. Um adulto que comete um crime com uma destas crianças deveria pegar uma "cana" de crime hediondo e ficar 30 anos na cadeia.

O maior culpado da prostituição infantil no Brasil é o Governo. Por estar retirando todo o sangue da sociedade brasileira para pagar juros altíssimos. E pela falta de atitude quanto a punição de criminosos. Como dizia meu falecido pai - está faltando vergonha - aquilo que passeia pela "cara" tornando-a vermelha!

Mas a culpa não pode ser creditada 100% ao governo.

O que estão fazendo as Igrejas Evangélicas? Não está escrito na Bíblia que João Batista descia a "lenha" no pecado de Herodes? Se fazemos parte da sociedade brasileira, seus problemas também são nossos problemas. Um Evangelho apenas de palavras não funciona; É por isso que a grande comissão começa com uma flexão do verbo ir - IDE!

Não podemos tolerar essa miséria de ter crianças em nossa comunidade de 8, 9, 10, 12 anos se prostituindo por cinqüenta centavos, um real, para matar a fome.


Nenhum comentário: