quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Um chip espião no seu carro


Por João Cruzué

Está previsto para maio de 2008 o implemento da Resolução 212 do CONTRAN na Capital de São Paulo. A implantação, dizem, será "gratuita" e consite da colocação de um chip eletrônico no pára-brisas, com o "nobre" objetivo de garantir a segurança contra roubo do seu veículo, e por tabela, aumentar a fiscalização (multas) de trânsito.

O Chip armazenará os dados do seu carro incluindo situação tributária - IPVA, multas - e licenciamento. Veículos irregulares serão identificados ao passar por antenas espalhadas pela cidade e apreendidos em bloqueios-surpresa.

Trocando em miúdos, o Estado vai bater diretamente na porta da sua casa através do carteiro levando "boas" novas que serão sentidas diretamente pelo seu bolso. O olho do "big-brother" orwelliano estará lhe multando e dedurando de forma "on-line."

Por outro lado, posso imaginar o festival de engenhocas que estarão disponíveis para dar o troco na ganância do prefeito paulistano e de outros seguidores. Também gostaria de saber se vão enviar a polícia militar para proteger motoristas à noite pelos cruzamentos da cidade. Os ladrões, assaltantes e clonadores vão fazer uma tremenda farra às custas dos contribuintes. O trânsito, que é bom, não melhora.

Acho que nem Cuba, nem a antiga União Soviética chegaram a implantar um tal controle assim. Pelo jeito daqui a alguns anos, teremos que andar a pé. Isso se algum burocrata não baixar uma resolução obrigando o uso de um chip "666" na sola do sapato.

Na eleição de 2008, não deixe isso barato.


por João Cruzué
cruzue@gmail.com


.

Nenhum comentário: