quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Hoje é o dia do Rádio

modelos antigos e o famoso "Semp Capelinha"
por joao cruzue

Em 07 de setembro de 1922, ao som Hino Nacional Brasileiro, e com a particiação do Presidente da Nação, ecoaram no horizonte do Brasil as primeiras ondas do rádio. No ano seguinte, em 20 de abril de 1923, o Professor Edgar Roquete Pinto fundava a primeira emissora brasileira: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, prefixo PRA-A. Em homenagem ao seu patrono, o Dia do Rádio passou a ser comemorado na data de seu aniversário, 25 de setembro.

Em São Paulo, a primeira emissora foi a EDUCADORA PAULISTA fundada em 1924, e em Belo Horizonte, a RÁDIO MINEIRA, fundada em 30 de maio de 1936; hoje, fora do ar. Mas, a primeira transmissão do Rádio aconteceu no dia 07 de setembro de 1922, durante a exposição comemorativa do Centenário da Independência.

O discurso do então Presidente da República, Epitácio pessoa, além de ser ouvido no recinto da exposição, chegou também em Niterói, Petrópolis e São Paulo, graças à instalação de uma retransmissora no Corcovado e de aparelhos de recepção nesses locais. Hoje são milhares de rádios espalhadas pelo país, levando alegria , entretenimento e informação para um Brasil de audiência, e principalmente ao ouvinte que sempre fez do Rádio, seu grande companheiro.

Em 1863, em Cambridge, Inglaterra, o professor de física experimental, James Clerk MAXWELL, demonstrou por deduções matemáticas, sem nenhuma experiência prática, que as ondas eletromagnéticas deviam existir. Partindo dessa primeira teoria, o físico Henrich Rudolf HERTZ (22/02/1853 a 01/01/1894) dedicou muitos anos de estudos e pesquisas em seu laboratório na Alemanha.

Em 1887, HERTZ detectou, pela primeira vez, ondas de rádio - que são chamadas de "ondas hertzianas". Aí estava o ponto de partida para uma série de experiências, realizadas por vários cientistas, que culminaram posteriormente na invenção definitiva do rádio - transmitindo e recebendo mensagens.

A história credita ao físico italiano, de Bolonha, Guilherme Marconi a invenção do rádio. Embora muitos tivessem colaborado para essa invenção, em 1896, Marconi registrou o primeiro transmissor de sinais, sem vio, à distância.

Mas desde 1890, o Pe. Roberto Landell de Moura (nascido em Porto Alegre), já realizava as primeiras experiências nas transmissões de sinais de telegrafia e de voz à distância e sem fios, tendo êxito em 1893, ao transmitir notas musicais a longa distância, sem fios.

A descoberta de Marconi apenas tornou-se eficiente quando, em 1904, John Fleming inventou a válvula eletrônica. Inicialmente como retificadora e, dpois, como amplificadora dos sinais elétricos. A partir daí as coisas começaram a acontecer com uma rapidez incrível.

Em 1906, De Forest e Fessendem, em Boston, Massachusetts-EUA, conseguem transmitir acordes de violino e vozes humanas numa noite de Natal. Em 1908, eles repetem a experiência ao transmitir da Torre Eiffel, em Paris - França. Em 1910, conseguem transmitir um evento diretamente do teatro da Ópera de Nova Iorque. E, em 1916, o rádio já existia e passava a transmitir o primeiro noticioso com os resultados da eleição para a presidência dos Estados Unidos.

Em fevereiro de 1962, quando estava com seis anos, meu pai comprou para uso da família nossor primeiro e único rádio um Semp modelo capelinha, que durou uma "eternidade". Muito tempo depois, já em plena era da televisão, dei de presente mara minha mãe um aparelho "Transglobe Philco" famoso receptor que possui faixas de ondas desde FM até a onda curta de 13 metros. Ótimo companheiro para ouvir o mundo, à noite, até que o sono chegue. Em matéria de velocidade de informação e conteúdo, na Capital de São Paulo, antes de ir para o trabalho muita gente são ouvintes assíduos da Jovem Pan, Eldorado, CBN e Rádio Bandeirantes. Nos anos 70, em plena ditatura, Vicente Leporace fazia o famoso programa " O Trabuco" na Rádio Bandeirantes-AM, que "apimentava" as costas dos militares. Támbém lembro-me bem, na mesma época, da voz rouca e do Missionário Manuel de Melo em seu programa na antiga Rádio Tupi, onde hoje fica a freqüência da Jovem Pan. Eu era solteiro na época, e no sábado pela manhã enquanto lavava minhas camisas ( isso mesmo) ouvia os comentários do missionário.

Nos meios pentecostais, em 1956, o missionário norte-americano Nills Lawrence Olson, criou no Brasil o programa "A Voz das Assembléias de Deus" transmitido por diversas emissoras de rádio durante 34 anos alcançando milhares de ouvintes.

Mas a doutrina da Igreja Evangélica Assembléia de Deus estigmatizava o rádio naquela época. Muitas pessoas foram disciplinadas ou excluídas da comunhão, pela compra e uso do aparelho. Por isso coube ao Missionário David Martins Miranda, da Igreja Pentecostal Deus é Amor, o pioneirismo em investir pesadamente na divulgação do Evangelho de Jesus Cristo através das ondas do Rádio no Brasil através do programa - A Voz da Libertação.

Antes de partir definitivamente para o uso da Tv o Bispo Edir Macedo também usou o Rádio para alavancar o potencial evangelizador da Igreja Universal.

Hoje, dia 25 de setembro de 2007 , o rádio está completando 85 anos de difusão do Brasil, e está longe de ficar aposentado.


autor João Cruzué



.

Nenhum comentário: