quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Como fazer mudas de árvores



DICAS PRÁTICAS DE FÁCIL EN
TENDIMENTO

Jatobá - 14.12.08
Muda de jatobazeiro com 35 dias.

saquinhos com camu-camu

saquinhos com graviola

por João Cruzué

Oi pessoas - aqui vão meus conhecimentos de caipira.

---------------------------------------------------------

TEXTO ATUALIZADO AQUI: Como fazer Mudas
---------------------------------------------------------


Em homenagem ao "Dia da Árvore" - 21 de setembro - vai esta receita freqüentemente usada por nós, aprendida no campo, nos tempos da adolescência. Ainda semana passada, estivemos com a mão na massa, num processo para conseguir 60 mudas de "cidra". Se você pensou naquela fruta cítrica cuja a casca depois de ralada é usada em receitas de doces de leite ou coco, de cortar, para deixar aquele aroma irresistível e um paladar surpreendente - acertou!

como fazer

Recipientes - aqueles saquinhos escuros, com furinhos, normalmente usados para fazer mudas de café ou eucalipto. Há vários tamanhos de 20cm, 50cm, 80cm - de altura. O da foto acima, contém mudas de graviola - de 50cm. Normalmente uso os de 20cm, porque são coisas que logo vão para o lugar definitivo.

Terra para o conteúdo - 1/3 de argila (terra de barranco vermelha) + 1/3 de areia + 1/3 de terra orgânica ou esterco de boi seco. Para 50 mudas, um balde de 10 litros de conteúdo de cada um dos três itens.

Mistura - reúna e misture os três tipos terra em um monte com enxada ou uma simples pá de pegar lixo. Com uma peneira de arame comum, peneire a terra fazendo outro monte. O que não passar pela peneira deixe separado.

Enxendo os saquinhos de plástico - a melhor maneira de fazer isso é com um pedaço de cano - 20cm - de duas polegadas de diâmetro. Veste-se o cano até o meio do plástico, segurando firme com a mão. Em seguida, enfie o cano no monte de terra peneirada até conseguir encher os saquinhos. A medida correta é até a dois centímetros da boca. Pode ser que fique um pouco estranho da primeira vez, mas depois você verá que é o uso do cano torna a tarefa mais rápida.

Onde colocar - a vantagem deste sistema é reunir várias plantas em um lugar provisório, sombreado, próximo ou dentro de casa, para facilitar, por exemplo, o ato de aguar até que as plantinhas nasçam e depois, até que fiquem no ponto de mudança.

Que tipo de planta - com os recipientres prontos, a escolha é sua. Laranja, mexerica, mamão, maracujá, tomate, qualquer coisa que tenha sementes pequenas. Também é ótimo para colocar estacas de rosas, figo, ramos de videira, etc. Se for sementes de cidra, mamão ou maracujá - planta-se de duas a três sementes por saquinho. Ficará a mais vigorosa.

Profundidade - depende da árvore. Sementes de frutas cítricas devem ser enterradas a uns dois centímetros. Hortaliças - bem razinho.

Água - sem água e sem escuridão, as sementes não nascem bem. Rega-se bem antes de plantar, e depois pela manhã e à tarde. O melhor ponto de humidade é que depois da rega não haja barro.

Cobertura - devido a necessidade de escuridão, depois de plantar as sementes, em cima dos sacos reunidos num cantinho ou debaixo de uma sombra, eu costumo colocar duas folhas de jornal, dobradas, com pequenos pesos distribuídios, em cima. Água e escuridão - para germinar, as sementes não podem pegar sol diretamente, nem claridade. Dois dias depois de nascidas, e cada espécie tem seu próprio tempo, retira-se as folhas de jornal, porém, dependendo da espécie, os saquinhos devem continhar à sombra.

Por que usar o saquinhos para fazer mudas: é um lugar provisório, que você pode cuidar em na varanda de sua casa, no terraço, no quintal. Depois de grandes podem ser levadas ao lugar definitivo. Existe mudas, que ao mínimo arrebentar de raízes morrem quando transplantadas de um lugar para outro. Usando o saquinho de plástico, não. É só tomar cuidado no ato de rasgar o fundo da embalagem no ato de plantio definitivo.

autor: João Cruzué - cruzue@gmail.com

.

5 comentários:

Lucas Rocha disse...

Ola, estou preparando algumas mudas principalmente de flores, mas tenho feito estas por estacas que retiro de plantas que achei interessantes. será que dá certo com jasmim dos poetas, alamandas, tumbergias e flamboayans? desde já obrigada. Bernadeth Rocha

João Cruzue disse...

Lucas,

Este assunto foi incorporado neste outro endereço: http://eco-view.blogspot.com

Sobre as estacas, uma coisa eu sei: a melhor época par plantar estacas é durante a estação das chuvas quando as plantas estão em processo de crescimento.

Algumas espécies brotam normalmente, outras não. Para descobrir é preciso experimentar.

Para que fungos não apodreçam o pé ponta da haste, eu sei que é preciso esterilizar a terra. Uma das formas de fazer isto em pequena escala é usando o carvão do churrasco depois de usado e em brasa, para por a terra em cima.

Com a terra livre de fungos e micróbios, a probabilidade da estaca "pegar" é muito alta.

Mas com disse, cada planta tem o seu potencial de pegar ou não por estacas, e a única forma de saber é experimentando.

João.

Anônimo disse...

Como fazer de mudas de bananeira?? Todas as sementes podem ser colocads no saquinho até do acabate? Em quanto tempo elas nascem? Todas nascem?

Joao Cruzue disse...

Ao Anônimo.

Mudas de bananeiras e abacate, não se fazem pelo sistema de saquinhos.

Para muita quantidade, se faz clonagem de meristema para a bananeira,

e canteiros para fazer as mudas do abacate.

Unknown disse...

como fazer mudas de juca.obrigado