quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Blog: Efeito Santa Maria



.
Publicação texto com foto de matéria sobre incêndio 
em Santa Maria no mesmo dia do evento.



Quantidade de leitores online 
(medição pelo gadget Among us)


João Cruzué

Por que isto aconteceu?  
Análise: publicação de post nas primeiras horas de notícias sobre o assunto.
Por que houve tanto acesso ao mesmo tempo?
Foi por causa do texto?
Não. Foi pelo interesse nas fotos.
Elas apareciam no início da busca por imagens no buscador do google.
As pessoas não estavam interessadas em ler, mas em ver. Típico da cultura brasileira.
Conclusão: um texto sem  as, às vezes fica mal planejado.

Sugestão: Para conseguir o efeito residual  - aumento de visitantes remanescentes de visitas em assunto de grande interesse popular -  nós não podemos desperdiçar a oportunidade. Posts publicados um dia depois do evento não produzem resultado. As buscas na internet acontecem pela influência da mídia  televisiva. Quanto as TVs exploram um assunto popular, as pessoas começam a utilizar os buscadores. Causa e consequência.

E um título bem planejado com quatro tags arremata o resto. E se de meia em meia hora você reverter o post para rascunho e tornar a publicá-lo em seguida, ele ganha novo fôlego. E se tiver mais que um blog, quando um não funciona o outro costuma sair bem na busca. Tenho visto que é assim que funciona.

Não esperava mais ver mais de 300 pessoas online nos meus blogs e  mais de 11 mil visitantes no mesmo dia. Isto só é possível, repito, quando exploramos textos com fotos sobre eventos de grande interesse popular cuja publicação se dá nas primeiras horas de seu acontecimento.

Aí está. Compartilhando as coisas que tenho aprendido.

Abraço.

Irmão João Cruzué


Nenhum comentário: