quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Premio Nobel de Literatura 2007

Doris Lessing

A escritora Doris Lessing ganha o Nobel 2007 de Literatura

A escritora Doris Lessing, 87, ganhou o Nobel de Literatura 2007. O anúncio foi feito pela Academia Sueca às 8h (horário de Brasília) desta quinta-feira (11). Nascida na Pérsia em um território que hoje é o Irã, Doris viveu mais de 20 anos no Zimbábue e se radicou na Inglaterra. Nas palavras da Academia Sueca, a autora receberá o prêmio por transmitir a "experiência épica feminina", que descreveu "com ceticismo, paixão e força visionária" a divisão da civilização.

Seu trabalho, bastante influenciado pelo tempo em que viveu na África, explora a divisão entre brancos e negros. Além de conflitos raciais, a obra da autora também aborda questões feministas e a violência contra as crianças.

"Trata-se de uma das decisões mais meditadas que já tomamos", disse o diretor da Academia Sueca, Horace Engdahl, após divulgar o veredicto.

Ela completará 88 anos no próximo dia 22 de outubro. Recebeu diversos prêmios literários na Europa. Em outros anos, o nome de Doris já era mencionado como competidora.

Entre suas obras, estão "Debaixo de Minha Pele", "As Experiências de Sirius", "Shikasta" e "O Sonho mais Doce". Seu primeiro livro chama-se "The Grass is Singing", de 1950. Outros trabalhos importantes da autora são "The Summer Before Dark", de 1973, e "The Fifth Child", de 1988.

O prêmio será entregue no dia 10 de dezembro em Estocolmo. O valor é equivalente a US$ 1,5 milhão. Com esta decisão, a Academia Sueca transforma Lessing na 11ª mulher a receber o prêmio. A última mulher a receber o Nobel de Literatura foi a austríaca Elfriede Jelinek, em 2004, e a primeira foi a chilena Gabriela Mistral, em 1945.

Fonte: Folha Uol.

Site da escritora:
http://www.dorislessing.org/
Site do Premio Nobel:
http://nobelprize.org/nobel_prizes/literature/laureates/2007/

Comentários:
Quero apresentar um desafio aos ( novos ) blogueiros evangélicos desta nação a investir na oração e no talento, para que daqui a alguns anos, um de nós arrebate este prêmio. Pretensioso? Sim! O mais difícil já está acontecendo - o início de um movimento onde uma nova geração de escritores está colocando as mãos na tinta.

O Brazil é uma nação com muitas injustiças a ser combatidas. Toda tinta usada ainda será pouca. Para fechar dedico aos novos aprendizes de escritores a frase bíblica que acutila-me sempre os sentimentos: "Lança o teu "pão" sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás!"

Nota: julguei a escritora digna de ocupar espaço em nosso blog porque consta em seu currículo algo muito importante para mim: causa ligada às crianças.




João Cruzué - cruzue@gmail.com
.

2 comentários:

Anônimo disse...

devo chamar a atenção a um fato apenas:considerando que os ingleses são em maioria protestantes,os mesmos podem sim ser chamados de evangélicos,e eu como ingles lembro que alguns compatriotas meus já foram contemplados com o referido prêmio nobel,não compreendo portanto, os votos da tal irmã nem seus comentàrios a respeito da possibilidade de um protestante obter a honraria.

Anônimo disse...

.

Eric,

Obrigado pela sua visita ao nosso Blog.

Fiquei ainda mais honrado com sua crítica. Aprendo mais com as críticas do que com os elogios.

Um pequeno detalhe, talvez lhe passou despercebido: Quando apresentei o desafio a meus colegas blogueiros a investirmos em nossos textos, para quem sabe um dia também conquistarmos um láurea dessas, não estava referindo-me aos ingleses, mas a nossa pequena comunidade (brasileira) de blogueiros da www.blogueirosevangelicos.blogspot.com

Quando a religião dos ingleses, você está corretíssimo: são evangélicos sim. Devo lembrar que recentemente reli a história da "Invencible Navy" de Felipe II que foi derrotada pela Inglaterra no século 16, nos tempos da Rainha Elizabeth I, colocando uma pá de cal nos sucesso da Contra-Reforma.


A Paz.


.