quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Exame do be-a-bá


O estudante da 2ª série do ensino fundamental vai fazer "exame do be-a-bá*" em SP.

A partir de 2008 , os alunos do segundo ano do ensino fundamental da rede estadual paulista vão passar por exame específico ( exame do be-a-bá) em agosto, e quem ainda não souber ler nem escrever ficará de recuperação durante o segundo semestre.

Apenas serão reprovados no final do ano os estudantes que, mesmo depois do reforço, não tiverem sido totalmente alfabetizados. A medida foi anunciada ontem pela secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

"Estamos planejando uma avaliação unificada feita por algum órgão externo e aplicada para todos os estudantes do segundo ano", disse. "A partir do desempenho de cada aluno, identificaremos as dificuldades e, quem precisar, começará a recuperação imediatamente. Assim, no fim do ano, pouquíssimos ficarão retidos."

A rede estadual paulista, que antes se dividia em dois ciclos (de primeira a quarta e de quinta a oitava séries), terá três ciclos a partir de 2008. O primeiro ciclo englobará a primeira e segunda séries, o segundo a terceira e quarta e o último ciclo da quinta a oitava séries. Ao fim de cada um deles, quem não alcançar média cinco em todas as disciplinas repetirá de ano.

A Secretaria ainda estuda de que forma será essa recuperação. "O ideal seria que ocorresse fora do horário de aula, mas temos de pensar no planejamento, que envolve da merenda até o horário em que os pais podem buscar as crianças", disse a secretária.

A nova recuperação e a divisão do ensino fundamental em mais um ciclo fazem parte de uma série de novidades. Dia 25/09/2007, o governador José Serra (PSDB) participou de um evento com a secretária para oficializar a volta do boletim, que será impresso e entregue pelos alunos para os responsáveis assinarem.

Há mais de 20 anos a obrigatoriedade do boletim havia sido extinta. A partir de outubro, os pais receberão as notas bimestrais, que foram unificadas: serão de zero a dez, sem casas decimais. Os conceitos de A até E, adotados por algumas escolas, não existirão mais.

A secretária também afirmou que, a partir de 2008, alunos do ensino médio poderão optar por cursos profissionalizantes, como gestão de microempresas e comércio e turismo, ministrados com a Fundação Paula Souza.

"Teremos condições de oferecer, para 20% dos estudantes, os cursos profissionalizantes. Quem estiver interessado terá mais duas horas de aulas diárias no terceiro ano e, ao fim do programa, receberá o certificado", afirmou a secretária. Os cursos serão optativos.

* definação de nossa autoria

Fonte - Folha de São Paulo



.

Nenhum comentário: