sábado, 25 de agosto de 2007

Os hinos evangelicos da China

Xiao Min

Texto revisado.

Quando ela nasceu, seus pais eram tão pobres que resolveram doá-la para outra família. Isso só não aconteceu, porque, no dia marcado, uma grande inundação aconteceu em Henan - China. Era a mão de Deus abençoando nossa família, relatou sua mãe.

Quando ela estudava no ginásio, isto é, entre a 5ª e 8ª séries do primeiro grau, apareceu uma doença grave em um dos seios. A vertingem e as náuseas eram tão fortes que, ao chegar à tarde, já estava desfalecida. E, foi por isso que ela teve que abandonar a escola.

Na década de 90, o maestro Su Wenxing estava trabalhando com o coral e os músicos da Orquestra Chinesa de Balet nas gravações dos Hinos de Canaã. Quando terminaram as gravações, os participantes aplaudiam e procuravam saber quem era o grande mestre que compusera aquelas obras-primas. E, eles acharam uma brincadeira, uma piada, quando ouviram que todos aqueles hinos foram escritos por uma adolescente que nem ao menos tinha concluído o primeiro grau e sequer sabia ler uma partitura musical.

Seu encontro com Jesus se dera por causa da doença. E, foi assim que ela encontrou a cura. Uma tia lhe disse: "Deus criou todas as coisas na terra. Se você puser Nele toda sua confiança, Ele vai curar você!". Venha comigo à Igreja nesta tarde!" E, Antes mesmo do horário do almoço, Xiao Min já estava batendo na porta da casa da tia.

--Titia, vamos à Igreja! E, naquela mesma tarde ela aceitou Jesus e se tornou cristã.

Depois de ter participado de dois cultos, sua saúde já estava bem melhor. Seus pais não ficaram sabendo, a principio, da sua decisão porque eles eram contra. Seu irmão mais velho ficou muito irritado quando soube. Então, Para ir aos cultos ela saía furtivamente. Por outro lado, os irmãos cristãos eram amáveis e muito amorosos uns com os outros. Sinceros e honestos.

Então, ela decidiu seguir a Jesus. E, no momento em que ela consagrou sua vida a Cristo, a unção do Senhor veio sobre ela e ali cantou seu primeiro hino no Espírito. Era o final de 1990.

Primeiro ela ensinou seu hinos a uma jovem da Igreja da sua vila. Esta, por sua vez, o ensinou para outras pessoas. Foi quando perguntaram: De onde você arranjou esse hino tão maravilhoso? sua amiga respondeu: De Xiao Min! "Mas como pode ser isto, se ela nunca foi a lugar nenhum e nem fala muito?" E, estranhavam como uma adolescente que se escondia no cantinho da congregação durante os cultos podia escrever tão belos hinos.

Mas quando eles cantavam:

Ó Senhor, eu te louvo/O Lord I praise you
Porque Tú me escolhestes/Because you have chosen me
No meio da multidão/ In the midst of the crowd
Fostes Tú que me achastes/It was you who found me,

...foram tocados pela presença do Senhor e disseram: Senhor, quão grande és Tu! O Senhor não nos abandonou. Nós somos pó; não somos melhores que vermes e traças, mas o Senhor teve misericórdia de nós. O Senhor tem cuidado e escolhido a nós. E, assim tão maravilhados se voltaram para aquela adolescente do "cantinho" da Igreja e começaram a olhar para ela, a autora do hino, Xiao Min.

Com um pequeno gravador ela foi registrando toda inspiração que sentia pelo Espírito Santo. No vídeo "Jesus en Chine 3", após uns 15 minutos, ela pode ser vista com uma enxada, capinando um beco de milho no sítio de seus pais. O fato assombroso é que aquela adolescente escreveu as letras dos 930 hinos que compõem o livro de cânticos mais conhecido da China - "Os Hinos de Canaã". Creio que a maioria das músicas desses hinos também. Cabe notar, que ao nosso ver, são músicas semelhantes para letras diferentes.

É comum o fato de os cristãos chineses gostarem de se reunir antes do amanhecer, e nesse horário, por toda China os hinos de Xiao Min são cantados. A maioria das pessoas ficam maravilhadas diante do paradoxo: como uma adolescente tão comum pode ter um talento tão maravilhoso? A resposta que os cristãos chineses têm é: "Foi um presente de Deus à China." Hoje, ela é casada, tem sua família mas ainda continua compondo para a Glória de Deus.

Fico pensando na palavra que Moody, o homem que ganhou mais de um milhão de almas , ouviu uma, duas vezes, em sua vida: O mundo está ainda para ver o que Deus pode fazer na vida de um homem que se entrega totalmente Ele." Moody era um homem que nascera no campo, semi-alfabetizado, seu inglês era cheio erros de concordância, e dizia de si próprio que era um cristão de apenas um talento. Porém, tinha uma grande paixão pelas almas perdidas e na presença do Senhor ele pregava com graça e unção irresistíveis.

Xiao Min também veio do campo; seus pais ainda devem ser penquenos agricultores na China. Seu dom não era o da pregação, mas seus hinos são cantados por cerca de 70 milhões de cristãos chineses que, da mesma forma, são tocados unção do Espírito Santo. Seus hinos foram gravados e cantados pelo coro da Orquestra Chinesa de Balet e não são mais ouvidos apenas nas Igrejas da China. O mundo inteiro já pode ouvi-los.

.
uma jovem chinesa adorando ao Senhor

Todos nós temos pelo menos um talento. Se aceitarmos Jesus Cristo com Senhor de nossa vida e aplicarmos paixão ao nosso talento, também podemos levar milhões a sentir a presença do Senhor. Deus costuma usar pessoas comuns para a surpresa de muitos.

Sinta neste momento a presença do Espírito Santo em sua vida, e volte a regar aqueles antigos sonhos de fazer algo para a glória de Deus.

autor: João Cruzué.




.......................



2 comentários:

Anônimo disse...

Well said.

Silvio Araujo disse...

Amado Josué,
gostaria de reproduzir esse texto em meus blogs. Tenho sua autorização?

vedeoscampos.blogspot.com
silvio-araujo.blogspot.com